Astrologia e Tarô  - Visconde de Mauá
 
Junto com o Sol e o ascendente, a Lua é um dos centros do mapa. Na literatura astrológica, ela é considerada a indicação mais básica das emoções e dos reflexos condicionados. Quando somos dominados pela influência lunar agimos como um programa de computador: padrões inteiramente mecânicos são ativados automaticamente por determinado estímulo, nos fazendo agir de forma totalmente instintiva.
 
No gráfico de um homem, especificamente, a Lua também representa a mãe e as mulheres de sua vida. Na realidade ela seria uma projeção de sua anima (segundo Jung a mulher, feminina na sua consciência, é masculina no seu inconsciente, qualidade que chamou de animus, enquanto o homem, masculino na sua consciência, é feminino no seu inconsciente, o que corresponde  à sua anima). Já no mapa de uma mulher, a Lua representa ela mesma, mulher, enquanto o Sol simboliza o pai, marido e amante.
Quem recebe uma forte influência lunar é sensível e impressionável, maternal (independente de qual seja o seu sexo) e protetor, tendo, freqüentemente um temperamento artístico. 
 
 
Lua em Áries 
 
Marte comanda as suas emoções, encorajando-o a ser independente e direto. Com um temperamento apaixonado e volátil, assume poderes mágicos e especiais quando está lutando para atingir um objetivo. Criativo e dinâmico, suas necessidades pessoais e imediatas atuam com tal velocidade e força, que acaba esquecendo outras considerações.
 
De natureza corajosa, charmosa e amigável, tem muitos conhecidos e não tem problemas para atrair as pessoas. Mas o desejo de mudanças constantes e a insatisfação o tornam emocionalmente instável, tendo uma tendência a querer encontrar logo uma solução, o que pode levá-lo a fazer escolhas precipitadas. Sua capacidade de liderança se manifesta espontaneamente e é impossível suplantá-lo na execução de metas imediatas.
 
Muito ágil, gosta de ter um cotidiano variado, em que tenha de abrir caminhos para novos empreendimentos, e raramente admite conselhos, preferindo agir por conta própria. A sua forte motivação e talento natural para se comunicar lhe dão um grande poder de persuasão, tornando-o um excelente vendedor.
Quando fica zangado, tem uma tendência à franqueza exagerada e a um excesso de emoção, mas não guarda rancor e é incapaz de planejar uma vingança. Na maioria das vezes, acaba se arrependendo por ter agido impulsivamente.         
 
No mapa de uma mulher, a Lua em Áries revela que ela é mais protetora do que protegida, mais empreendedora do que submissa. No caso de um  homem, ele se sente atraído por mulheres independentes e ativas e costuma perceber a mãe como uma figura forte e autoritária.   
 
Lua em Touro          
 
A Lua está exaltada em Touro, estando especialmente bem colocada no signo terreno de Vênus. Com uma natureza lenta, amante da paz e da ordem, tem um temperamento bem tranqüilo. Costuma ser centrado e não está sujeito a oscilações inexplicáveis no humor. É muito afetivo e o seu ideal é uma vida com fartura e tranqüilidade.
 
Gosta muito da rotina e detesta que interfiram no seu conforto e na sua segurança. O elemento Terra lhe dá uma natureza prática e uma dependência do conforto do mundo material, e a sua segurança emocional está diretamente ligada à estabilidade financeira. Regido nas suas emoções pela deusa do amor, da beleza e da harmonia, tem uma natureza sedutora e encantadora e aprecia as coisas mais refinadas da vida. Amante da arte e da beleza em todas as suas formas, apega-se muito às pessoas e costuma ser sincero e constante nas suas afeições.
Muitas vezes, atua como um freio benéfico, moderando os impulsos irrefletidos daqueles com quem convive. Costuma pensar muito antes de iniciar um projeto, só faz o que acha certo e dificilmente recua. Muito centrado no plano material, tem capacidade para lidar com a área financeira.
 
Embora seja uma pessoa sociável, precisa ficar sozinho periodicamente, de preferência junto à natureza, para recompor as energias e refletir. Em certos casos, pode ser muito obstinado e se recusar a abandonar alguma situação, e a determinação em se agarrar a algo que já não lhe serve mais pode gerar problemas na garganta.         
No mapa de uma mulher, a Lua em Touro revela que ela é  dotada de muitos dos valores femininos tradicionais. No de um homem, a mulher idealizada é fiel, sensual e apegada ao lar. 
 
          Lua em Gêmeos                 
 
Impulsionado pelo desejo de ter uma variedade de experiências, projeta uma imagem despreocupada e espirituosa que atrai e seduz. Charmoso e cativante, tem capacidade de imitação e de improvisação, apela para a fantasia e gosta de surpreender os outros com histórias extravagantes. Pode parecer ingênuo por se deixar levar por impulsos, mas é no entanto muito astuto, além de inteligente.         
Sua força está na flexibilidade. Aceita as circunstâncias da vida e se adapta com facilidade às pessoas e aos ambientes. Interessa-se por uma variedade de assuntos simultaneamente, assimila tudo muito rapidamente, mas pode permanecer apenas na superfície das coisas. Um tanto fugidio, tem uma tendência a sair pela tangente – saltar de um assunto para outro a fim de desafiar a inquietação do seu intelecto é o modo como a sua mente trabalha melhor.
 
Dificilmente se torna vítima de explosões emocionais ou humores inexplicáveis, já que a sua sensibilidade está submetida ao crivo lógico de Mercúrio. Acredita que pode resolver tudo pelo lado racional e  expressa mais facilmente os pensamentos que os sentimentos. Em certos casos, pode ter dificuldade em definir suas necessidades emocionais mais íntimas.
Sua sede de liberdade o impede de se adaptar a qualquer rotina e seus relacionamentos só costumam durar enquanto existir estímulo mental. Raramente é capaz de sentimentos duradouros, pois seus sentidos servem mais ao intelecto que às emoções. Prefere, freqüentemente,  a amizade ao amor, sentindo-se sufocado nos relacionamentos mais intensos, que interferem na sua liberdade. Talvez por ser muito jovem de espírito, compreende bem as crianças e costuma se relacionar bem com elas.
As tensões psíquicas e emocionais se refletem na sua saúde, principalmente no sono e nas vias respiratórias.  
 
Lua em Câncer 
 
Ultra-sensível e de natureza poética, é governado pela própria Lua, que é eternamente mutável. Sonhador, emotivo, introvertido, está sujeito aos altos e baixos emocionais e passa por constantes mudanças de humor. Tem um forte sexto sentido, inclinações psíquicas e mediúnicas e entende bem os sentimentos dos outros. Sua grande sensibilidade pode, entretanto, prejudicá-lo, tornando-o inibido diante de pessoas estranhas.
A Lua é domiciliada em Câncer, signo do elemento Água, revelando uma propensão a medos profundamente arraigados de abandono, o que pode gerar a necessidade de estar sempre no controle. A segurança é a questão mais importante da sua vida e gosta de saber que pode depender da estabilidade ao seu redor. Dificilmente mostra força diretamente e quando se sente ameaçado adota uma teimosia silenciosa. Demonstra, entretanto, rara coragem quando obrigado a enfrentar situações realmente difíceis.
 
Muito influenciado pela lua e suas fases, está intimamente conectado com o ritmo da natureza, sentindo-se como parte integrante dela. Vivencia o fluxo e o refluxo das forças vitais e pode oscilar entre uma grande alegria e profunda depressão. A sua natureza sensível corre o risco, entretanto, de ser bloqueada por pais repressores, e as tradições, a moral e o respeito pela família são amarras que o impedem de viver de acordo com seus desejos.
 
Existe uma contradição entre sua natureza prudente e sua imaginação fértil. Internamente impulsivo, ardente e apaixonado, demonstra um exterior calmo e tranqüilo. Dá muito valor ao apoio familiar e precisa se sentir protegido para se sentir feliz, mas devido às suas percepções e intuições exacerbadas, precisa se isolar em um ambiente seguro onde possa se regenerar. Tem o hábito de cultivar lembranças e sentimentos, até mesmo os mais dolorosos. Carente, pode asfixiar as pessoas com o seu afeto e sufocá-las com sua natureza protetora.
 
É muito difícil se libertar da influência materna, e muitos homens que nasceram com a Lua em Câncer buscam companheiras que mais parecem mães do que amantes. 
 
Lua em Leão 
 
Dono de uma chama interior que queima constantemente, sua aura magnética é altamente vitalizante. Tem um porte aristocrático e um carisma especial e sua aparência física costuma ser imponente. Tem boa vontade e concorda em colaborar, mas a humildade não é o seu ponto-alto - não aceita de bom grado um papel secundário.
 
Os divertimentos costumam colorir a sua vida, tem muita alegria de viver e senso de humor. Tem talento para alegrar e entreter as pessoas e consegue levantar o astral de qualquer ambiente. Em geral, exerce uma certa influência sobre aqueles que o rodeiam, impondo-se pela sua própria presença.
 
É atraído por pessoas estimulantes com quem possa compartilhar de  atividades variadas e o seu carisma atrai muitas situações sociais e românticas. Regido pelo Sol nas suas emoções, tem uma natureza apaixonada e sentimentos ardentes, que precisam ser expressos livremente. Valoriza muito a vida afetiva e quando está apaixonado, enche a pessoa de presentes. Seus amores são, entretanto, efêmeros. Tem uma tendência a se magoar com facilidade e a se envolver em relacionamentos tumultuados. Muito vaidoso, quando se sente traído, pode mostrar sua face vingativa.
 
Naturalmente otimista, tem muita confiança em si, mas  sua necessidade de liberdade faz com que prefira pessoas que lhe proporcionem espaço suficiente. Tem capacidade de distanciamento emocional e talento para retratar os dramas da vida, dando um excelente ator.         
A mulher que nasceu com a Lua em Leão precisa ser admirada e gosta de luxo e de se vestir de forma vistosa. No caso do homem, ele se sente atraído por mulheres bonitas, elegantes e extrovertidas, das quais possa se orgulhar.   
 
Lua em Virgem 
 
Influenciado pela habilidade de Mercúrio, desenvolve conhecimentos técnicos acima da média, mas tem o hábito de questionar continuamente tudo o que faz. Em geral, realiza tarefas práticas com um elevado grau de eficiência, sendo dotado de uma inteligência profunda e lógica. Precisa  da solidão e do silêncio para se dedicar a estudos que requerem paciência e pesquisa e tem uma tendência ao isolamento.
A influência mercuriana costuma revelar, entretanto, uma certa inquietude e dispersão, podendo desperdiçar energia se voltando para muitas direções.Seus vôos estão sempre baseados no concreto e costuma se deixar guiar mais pelo intelecto que pelos sentimentos, realizando opções apoiadas nos fatos.
Embora tenha uma grande compreensão a respeito do mundo material, pode se interessar pelos estudos mais abstratos, tanto espirituais como metafísicos. Em geral, pouco revela sobre o que se passa no seu íntimo, mantendo sempre uma aparência calma e desinteressada. Tem muita consciência de suas próprias limitações e insuficiências e o seu maior receio  é ser criticado.
Por outro lado, tem uma tendência a ser muito crítico e não costuma aceitar os outros do jeito que são, querendo sempre mudá-los. Valoriza o silêncio, a solidão e o trabalho diário, preza o natural e o artesanal. Gosta de ter uma vida familiar metódica e faz de tudo para manter uma boa imagem da família. Apesar de ficar preso a detalhes minuciosos da vida cotidiana, adapta-se bem às mudanças de circunstâncias, tendo capacidade de manter a calma diante de uma crise e maleabilidade para enfrentar os desafios.
 
Costuma ter uma compreensão inata do que deve ser uma boa saúde e tem consciência que ela transcende o plano meramente físico. Filho do elemento Terra, depende da energia da natureza e precisa estar sempre em contato com ela para repor suas forças. A falta de satisfação no trabalho pode desencadear doenças, que podem ser uma forma inconsciente de escapar de um emprego que detesta.  
 
Lua em Libra          
 
O amor e o relacionamento são especialmente importantes na sua vida, sente-se incompleto sozinho e tem uma tendência a colocar o parceiro em primeiro lugar. Para manter a paz e a harmonia é capaz de tudo, inclusive ceder e fazer concessões. Mas embora seja romântico, tem uma certa tendência ao comodismo e à indecisão, o que pode levá-lo a se envolver em relacionamentos questionáveis.
 
Como signo do elemento Ar, pode ser frio e distanciado e analisa de forma desapaixonada os problemas alheios. Elegante e diplomático, seu charme pode atrair muitas oportunidades sociais e românticas, mas o desejo constante de estar apaixonado pode dificultar um relacionamento estável. A imagem romântica do amor perfeito costuma, também, acabar trazendo decepção. Tem concepções muito elevadas de como o parceiro deveria ser  e ele, dificilmente, vai corresponder aos seus padrões.
 
Influenciado por Vênus, tem um encanto todo especial que faz com que se destaque em alguma atividade ligada às artes. É muito ligado em estética e gosta de se cercar de coisas belas: o homem com a Lua em Libra costuma estar à procura da beleza ideal, sendo muito sensível aos valores femininos.         
É muito vulnerável aos humores dos outros e precisa viver em um ambiente belo e harmonioso. Pode ficar deprimido em lugares sombrios - sua saúde pode se ressentir e seu sistema nervoso ficar abalado quando é obrigado a viver ou trabalhar em um ambiente feio e triste. Guloso e um pouco hedonista, adora os prazeres da mesa e pode ter uma tendência a engordar.  
 
Lua em Escorpião 
 
Regido pelo magnético Plutão, tem uma natureza introspectiva e enigmática, sendo difícil saber o que se passa no seu íntimo. É capaz de um profundo discernimento e, com seu olhar inescrutável e intenso, parece decifrar todos os segredos do coração. Com penetrantes faculdades mentais, tem uma personalidade contraditória e costuma carregar consigo algum tipo de trauma emocional.         
 
Seu desejo de conquista é muito forte, especialmente na área sexual. Tem grande necessidade de se relacionar através de uma união intensa e simbiótica e seus relacionamentos costumam ser sempre muito envolventes. Tem, entretanto,  muito medo que as coisas fujam ao seu controle e sua necessidade de exercer o poder pode torná-lo controlador e ciumento. Mas apesar de sua natureza dominadora, possessiva e belicosa, vai sempre viver em função dos outros.         
 
Hipersensível e mediúnico, tem uma poderosa intuição que utiliza constantemente. Em função disso, está sujeito a sonhos e pesadelos estranhos, onde é transportado para lugares distantes. Mas não gosta de demonstrar fraqueza e esconde-se atrás de uma atitude defensiva, controlando perfeitamente seus gestos e palavras para conseguir o que deseja. Muitas vezes, oculta suas verdadeiras emoções, preferindo disfarçá-las para que se transformem em armas de sedução.
 
Sensível ao que está além da beleza, o homem com sua Lua no signo de Plutão se sente especialmente atraído por mulheres misteriosas, magnéticas e sensuais. Devido à sua ânsia por erotismo, costuma se envolver em ligações, às vezes, um tanto estranhas.         
Os seus desejos são, em geral, tão intensos que podem se transformar em compulsões. Tem dificuldade em esquecer o passado e  pode ficar preso a alguma perda emocional, gerando barreiras nos relacionamentos. Em certos casos, possui uma imaginação mórbida e atormentada, sofrendo crises periódicas de instabilidade emocional e depressão.
 
Costuma ser um curandeiro nato, e quando purifica o ressentimento acumulado e outras condições tóxicas, tem a possibilidade de desenvolver a capacidade de usar as energias curativas de forma muito sutil.  
 
Lua em Sagitário 
 
Irrequieto e impaciente, tem uma curiosidade insaciável e uma energia mental inesgotável. Com sede pelas aventuras e viagens, considera a vida uma grande brincadeira. Alegre, adaptável, versátil e envolvente, tem capacidade de ajustar-se a quase todos os ambientes, e seu otimismo, intuição e personalidade gregária lhe garantem muita popularidade.
Gosta de rir e enxerga o lado absurdo da vida. Regidopor Júpiter nas suas emoções, encara a vida filosoficamente e tem uma fé sólida que não o abandona em épocas de instabilidade. Detesta tristeza e costuma fugir da realidade através da fantasia. Ama a vida ao ar livre e o contato com a natureza, anseia pelo distante, pelo amplo e pela liberdade ilimitada, podendo morar no estrangeiro ou ter uma ligação íntima com assuntos estrangeiros.
Para se sentir vivo, precisa estar entusiasmado com algum projeto, mas tem uma tendência a se cansar facilmente das coisas, já que raramente faz algo que não lhe traga  satisfação. Um pouco preguiçoso, acha que tudo deve vir facilmente. 
A franqueza e a sociabilidade são suas qualidades dominantes: faz amigos com muita facilidade, tem um espírito jovial e é capaz de aliviar as situações tensas através do humor. Gosta de marcar presença onde quer que esteja, mas tem uma forte tendência ao exagero, podendo desenvolver um gosto pelo extravagante. Quer que sua vida seja divertida, mas deseja também que ela seja profunda e importante. Com dotes intelectuais altamente desenvolvidos,  procura se conhecer melhor através da aquisição de conhecimentos. Comunicativo, entusiasmado, transmite suas ideias com muita sedução, sendo um professor nato, com um dom especial para religião, filosofia e música. Júpiter representa as terras estrangeiras e não é a toa que adore viajar e se envolver com pessoas de diferentes culturas e formações. Mas suas viagens podem ser feitas também sem sair de casa, através de estudos de idiomas, geografia ou assuntos metafísicos.
 
Em busca de uma companheira de aventuras, o homem com a Lua em Sagitário é atraído por mulheres estrangeiras, exóticas ou incomuns.  
 
Lua em Capricórnio 
 
Saturno lhe confere prudência, reflexão e moderação, e sabe, melhor que ninguém, distinguir a realidade da fantasia. Com uma atitude direta e simples, concentra-se nos seus objetivos, tendo muita capacidade para resolver problemas de ordem prática. O prestígio e o respeito dos outros são importantes e seu equilíbrio emocional e autovalorização estão diretamente ligados à satisfação no trabalho. 
 
Refinado, pragmático, é dotado de um intelecto sensível, mas raramente demonstra os seus sentimentos. O seu lado cauteloso o impede de reagir com espontaneidade e sua expressão pode ser dificultada pelo bloqueio das emoções e  supervalorização da razão. Gosta de manter o controle das situações e fica muito ansioso em momentos de instabilidade. Em certos casos, pode negligenciar até a própria imaginação, exigindo uma atitude correta em tudo o que faz.
 
Não gosta de recorrer a nenhum artifício para agradar, pois quer ser aceito pelo que realmente é. Seduz por sua atitude distante, seu ar de mistério e sua solidão intransponível. Costuma sofrer muito com as frustrações, deixando-se levar pela negatividade e  mergulhando em estados de melancolia. A infância não costuma ser sua fase mais feliz, costuma assumir desde cedo responsabilidades em relação à família.  Sua mãe ocupa com frequência um papel preponderante em sua vida e a relação com ela pode ser tanto muito difícil como muito profunda.         
 
Reservado, aprecia o silêncio, gosta de se isolar e de se esconder dentro de si mesmo. Seu grande desafio é se tornar mais flexível e compreensivo com as suas próprias falhas e defeitos, assim como com os das outras pessoas. 
 
Lua em Aquário          
 
Inventivo e com muita imaginação, está sintonizado com a mente coletiva, o que lhe dá uma amplitude extraordinária de visão. Sabe lidar com os fatores não racionais da existência sem perder o equilíbrio, mas está sujeito a mudanças inesperadas no humor. Com dons psíquicos e intuitivos muito desenvolvidos, obtém grande satisfação através dos estudos metafísicos, astrológicos, científicos ou tecnológicos.         
Costuma se distanciar emocionalmente para se proteger, demonstrando sempre uma atitude pacífica. Precisa de independência e liberdade de expressão, mas vive muito no plano mental, tendo dificuldade em lidar com o lado emocional. Foge dos compromissos rígidos e detesta ser invadido em sua privacidade, preservando a sua intimidade a todo custo. Quando a necessidade de liberdade é levada ao extremo, pode desenvolver medo da intimidade e do comprometimento.
A sua inteligência aguçada é um dos seus maiores dons. Avançado no tempo, muitas vezes suas idéias não são aceitas de imediato e sua mensagem pode levar algum tempo para ser compreendida. Polêmico, gosta de se confrontar com contradições, pois nesses momentos consegue exercitar seu dom de encontrar soluções.  Não é apegado aos valores tradicionais e se sente atraído por gente que acompanhe o seu fluxo de idéias, não sendo muito paciente com as pessoas mais lentas.
No mapa de um homem,  a Lua em Aquário confere uma preferência especial por mulheres inconvencionais, que quebram as regras.Seu sistema nervoso é altamente carregado de intensa energia elétrica – Urano, o planeta da eletricidade, comanda as suas emoções, tornando-o muito sensível ao barulho. Tem um lado noturno e viciado em adrenalina e  costuma sofrer de insônia, precisando de um ambiente tranquilo para manter a saúde.  
 
Lua em Peixes          
 
Com temperamento artístico e dons mediúnicos, é muito vulnerável ao ambiente à sua volta, captando facilmente as vibrações que pairam no ar. É sonhador e idealista e pode sentir um abismo entre seus sentimentos e o mundo que o cerca. Sua sensibilidade e natureza temperamental faz com que se magoe com facilidade. Sente-se, frequentemente, incompreendido pelos outros, o que pode levá-lo a estados de depressão.         
Influenciado por Netuno, tem uma imaginação poderosa que lhe permite viver num mundo especial, cheio de cores e imagens. Costuma ter, entretanto, uma tendência a ser um tanto fora da real, ajustando a realidade ao que for emocionalmente tolerante. Quando isso não é possível,  encontra qualquer outra maneira de escapar, sentindo-se, freqüentemente, atraído pelo mundo fantasioso e pela sensação de expansão que as drogas provocam.         
 
Os seus relacionamentos em geral são temperados com uma boa dose de ilusão. Tem propensão a idealizar as pessoas a quem ama e se  recusa a aceitar suas falhas e defeitos. Costuma ser o parceiro mais passivo no relacionamento e busca alguém que o ajude a colocar os pés no chão - tem uma tendência a se tornar emocionalmente dependente, o que pode colocá-lo na posição de vítima.         
 
A sensibilidade netuniana faz com que se interesse pelos mistérios da ciência e da metafísica. Sabe intuitivamente a resposta para os problemas, pois sua inspiração brota de fontes profundas. Dotado de surpreendente capacidade criativa – especialmente nos mundos da arte e da música – sabe escutar e animar as pessoas, dando um bom terapeuta.           
Website Builder provided by  Vistaprint