Astrologia e Tarô  - Visconde de Mauá

 
Refletindo a imagem que temos da vida, o signo ascendente colore a nossa visão da realidade. Ele funciona como um filtro por onde passam todos os traços de nossa personalidade indicados nas outras áreas do mapa, e mostra o tipo de energia que expressamos de forma natural e espontânea, a maneira como nos relacionamos com o mundo.           
 
Criamos o enredo e as soluções de nossa vida de acordo com nosso signo ascendente, que pode ser comparado a uma lente através da qual percebemos as coisas, ou a maneira como encaramos o mundo. Sugere como vamos captar os diferentes aspectos da existência, assim como o efeito temos sobre os outros. Suas características são refletidas e incorporadas em nossa aparência física, em nosso semblante.          
 
Ascendente Áries
 
  Tem uma inteligência rápida e aguda e um talento especial para os debates, tendo sempre a resposta imediata na ponta da língua. Suas idéias são independentes e não se deixa influenciar facilmente. Sua personalidade atraente e decidida faz com que acabe se envolvendo em alguma atividade política.           
 
Só que nem sempre termina o que começou, pois a paciência não é uma de suas virtudes. E com toda essa urgência em explorar o novo, é também instável, indisciplinado e não tem espírito de cooperação, não podendo, portanto, ser comandado. Impetuoso e briguento, perde o controle com facilidade, mas não guarda rancores. Não agüenta por muito tempo a rotina de uma vida sedentária.           
 
Com tal temperamento, só se adapta às profissões que exigem espírito de iniciativa, em que possa exercer sua autoridade natural. Melhor patrão do que empregado, dá um excelente executivo, mas o ideal mesmo é ter uma profissão independente onde possa trabalhar por conta própria. Marte, sua posição por casa, signo e aspectos vai mostrar sua área de maior interesse. Caso em conjunção com um dos ângulos (principalmente com a cúspide da casa I ou X) as características arianas ficam acentuadas.
O desafio mental serve como antídoto à sua agitação e impaciência.  Precisa de estímulo mental, é detalhista no seu trabalho cotidiano e costuma ser devotado à profissão - que pode envolver uma atividade na área da comunicação, seja escrevendo, atuando ou dirigindo.             
 
 Ambicioso, quer chegar ao topo e ser considerado como uma autoridade, procurando exercer sua capacidade de organizar e administrar em um cargo de chefia. Com Saturno bem posicionado, por signo casa e aspectos, será reconhecido profissionalmente.           
 
 Seus planos envolvem inúmeros projetos criativos e seus passatempos frequentemente se tornam ocupações. Também é encontrado no mercado de capitais ou no imobiliário, empresariando ou produzindo eventos e espetáculos.           
 
     Ascendente Touro           
 
Quem tem o ascendente em Touro tem os pés bem plantados no chão, gosta de rotina no trabalho, é muito prático: sua maior preocupação é com a estabilidade financeira e a segurança material. Para alcançá-las, trabalha pacientemente, com perseverança e uma invejável resistência física, mas sempre de forma realista: só traça para si os objetivos que sabe ser capaz de alcançar.           
 
Valoriza as coisas simples e básicas e não gosta de complicar a vida com análises profundas. Geralmente só se ocupa com as coisas que conhece bem, resiste às mudanças e adapta-se a elas com muita dificuldade. Embora seja lento não recua diante dos obstáculos.           
 
Sob a regência de Vênus, é seduzido por todas as sensações que lhe chegam através dos sentidos: o paladar irresistível de pratos saborosos ou de um bom vinho, o apelo de um aroma especial, as diferentes percepções do toque na pele, os sons harmoniosos de uma música, a beleza de uma cor, a visão de uma figura humana de formas ideais ou de uma obra de arte. Como filho de Vênus, ele é charmosos, gentil, e tem um forte instinto de harmonia. Por isso, muitos artistas plásticos têm este ascendente. Entretanto, mesmo quando não desenvolve nenhuma técnica, possui um temperamento artístico, que pode ser expresso na forma de se vestir, na decoração da casa ou na preparação de deliciosos pratos na cozinha.           
 
Costuma ser cooperativo e diplomático no cotidiano, gosta de trabalhar em equipe e precisa de um ambiente harmonioso para poder produzir.  Sua habilidade em se expressar através de palavras e idéias costuma ser parte integrante do seu sucesso financeiro.           
 
Excelente estrategista, os seus planos não são facilmente revelados. Prefere agir por detrás dos bastidores, escondendo os seus impulsos de ação e agressão. Controla-se tanto que se surpreende com a própria violência quando atinge os seus limites. No fundo, é um ambicioso que quer lutar pelas coisas, mas sua índole competitiva não se expressa com facilidade, já que quer sempre mostrar o seu lado sociável.

Ascendente Gêmeos
 
Inteligência, curiosidade aguçada, velocidade e agilidade (mental e física), versatilidade, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Aí estão algumas das características básicas de quem tem o ascendente em Gêmeos. Falador, bem-humorado, brincalhão e charmoso, é incapaz de parar quieto ou de se fixar por muito tempo numa coisa só.           
  Sociável e encantador adora ser admirado por sua inteligência. Impulsionado pelo desejo de informação, interessa-se por quase tudo, tendendo a ter um conhecimento amplo, embora superficial. Por isso é o melhor comunicador do zodíaco, sendo encontrado, frequentemente, nos meios de comunicação.           
O filho de Mercúrio tem verdadeira paixão pelas palavras, sendo imbatível com elas. Consegue envolver e persuadir seu interlocutor, e adora desarticular o raciocínio dos que pensam mais lentamente. Inconstante, cansa-se facilmente das situações e costuma mudar algumas vezes de profissão. É frequente também exercer, simultaneamente, duas atividades, ou ter dois empregos.           
 
Quem tem Gêmeos no seu ascendente é imprevisível: agora está aqui, daqui a pouco não se sabe. É como um eterno adolescente, com sua vivacidade e otimismo. Trabalhos que exigem habilidade verbal ou manual, ou frequentes viagens e mudanças de ambiente são ideais para ele. Tem também  capacidade para trabalhar em pesquisa, jornalismo ou algum outro tipo de investigação.  
 
Sua escolha profissional pode ser difícil, pois sua  versatilidade faz com que tenha mais de uma vocação.  Às vezes ela é idealizada demais, o que acaba causando frustração.
Pode ter uma certa dificuldade em expressar seus talentos publicamente, preferindo exercê-los na solidão.

Ascendente Câncer
 
 É nos planos profundos do inconsciente que as coisas acontecem para quem tem ascendente no signo de Câncer. Por conta disso, é psíquico e intuitivo, dotado de uma sensibilidade extrema. Reage mais pelos sentimentos que pelo raciocínio lógico e não consegue separar o que pensa do que sente. A regência da Lua sobre o seu ascendente o torna imprevisível. É altamente influenciável pelo ambiente, de onde absorve todas as vibrações que depois reflete em comportamentos inesperados.           
Tímido e muitas vezes melancólico, sabendo-se vulnerável à opinião alheia, tem medo de se expor. Com isso, mantém uma atitude discreta e desenvolve um acentuado instinto de preservação, aprendendo a utilizar a capacidade de captar as vibrações do ambiente para se proteger das influências negativas. Quando se sente inseguro retrai-se, fechando-se como uma ostra em sua concha. É esta busca desesperada por segurança que o leva a buscar uma estrutura protetora à sua volta. Quando em segurança, ele está bem. No entanto, até que este ideal seja alcançado, permanece ansioso e facilmente transtornável.           
 
Mas a Lua lhe infunde também um profundo instinto maternal. Por isso é protetor, preocupado em garantir para as pessoas que ama a mesma segurança que procura obsessivamente para si mesmo. Cuida de todos à sua volta com tanta dedicação que é frequente se voltar para o ramo da hotelaria e do restaurante. Nostálgico, tem constante necessidade de estar em outro lugar, principalmente em algum lugar no passado. As recordações são para ele de enorme importância – talvez por isso muitos cineastas, poetas e pintores têm este ascendente. A fantasia e a imaginação são também atributos da Lua, cuja posição é de grande importância no estudo da sua vocação.           
Tem capacidade para o pensamento abstrato e liderança no trabalho, e embora se preocupe com o passado, planeja para o futuro. Quando está motivado é capaz de obter grandes realizações.  Viagens a trabalho e muita expansão mental fazem parte do seu cotidiano.           
 
Costuma ser mais ambicioso do que parece e sua determinação em vencer profissionalmente faz com que tenha energia e vigor nesta área.  Quando outros fatores no mapa confirmarem, pode se tornar um ator ou político carismático.          
 
Raciocina melhor na solidão, sendo capaz de escrever com maior inspiração quando está só consigo mesmo, sem influências externas perturbadoras influenciando o seu emocional.  Embora tenha certa dificuldade em aprender de forma racional e linear, absorve conhecimento quando está relaxado e receptivo.
                                              
                                Ascendente Leão           
 
Digno, orgulhoso e dominador, fixo em suas opiniões e princípios, quem tem este ascendente é  muito apegado aos códigos de honra. Tem um alto senso de justiça e nada o faz se sentir pior do que a sensação de ter cometido um ato injusto. Costuma ser franco, direto e corajoso, além de criativo e afetuoso. Não é de se estranhar que se entenda  muito bem com as crianças.           
Quem tem Leão no ascendente tem senso prático, excelente visão do todo e não se prende a minúcias. É uma pessoa de ação, com capacidade de tomar decisões rápidas, sendo um líder nato. Deseja ocupar sempre uma posição de autoridade e destaque: não gosta de receber ordens e nem suporta exercer funções subalternas. Precisa se orgulhar do seu trabalho e ser reconhecido pelo que faz.           
 
Tem capacidade para trabalhar arduamente e o seu senso de responsabilidade faz com que obtenha uma posição de chefia, onde serve de exemplo para seus subordinados. Constante e cauteloso em relação ao trabalho, pode ser obstinado em suas idéias e opiniões, tendo dificuldade em delegar poder. Por conta disso torna-se, às vezes, inflexível e autoritário.         
 
 Tem uma certa dificuldade em externar as próprias emoções, mas quando solta as amarras do ego e permite que suas emoções fluam livremente, pode se dar muito bem no teatro. Quando a Lua está forte no mapa, angular e bem aspectada, essa possibilidade se confirma. 
 
 Ascendente Virgem
 
A busca da perfeição, o senso crítico e a capacidade de organização são as principais características de quem tem ascendente em Virgem. Correto e preciso, tem temperamento nervoso, natureza refinada e é capaz de se adaptar a diferentes situações. Pensa muito antes de agir, é controlado e disciplinado, tem mania de detalhes e excessiva preocupação com horário: tudo deve ser feito da maneira certa e na hora exata. Tanto que, geralmente, fica nervoso quando as coisas não saem do jeito que esperava.  Analítico, é um dos maiores leitores do zodíaco e muitos pesquisadores têm este signo ascendente. Está sempre em busca do conhecimento, desde que ele tenha um valor prático, é claro. Sabe sintetizar e se descartar do que não tem utilidade, tem necessidade de estabelecer distinções, classificações, separações, demarcações. Lida com números, compila dados e fica à vontade quando envolvido em atividades que exijam concentração e pesquisa.           
 
Fazendo justiça ao fato de pertencer a um signo de trabalho, está sempre ocupado: gosta de criar ordem onde há confusão. Meticuloso, presta atenção aos mínimos detalhes, fazendo tudo cuidadosamente e com muita eficiência. É um estudante e observador da vida, inteligente e competente. Sua aguçada capacidade de observação o torna melhor aperfeiçoador do que criador. Não gosta de liderar – é tímido para isso – mas se sente feliz quando presta serviços aos outros, acabando por se fazer sempre necessário.            
Costuma ser cooperativo, gosta de atividades de grupo e não faz questão de receber os louros.  Interessa-se por funções de pesquisa, laboratório, ou que envolvam equipamentos eletrônicos.           
 
Gravitando em torno das profissões que fazem uso da palavra, sua carreira precisa ser movimentada e apresentar variedade, senão acaba se entediando.
 Não gosta de aparecer como figura de primeiro plano. Talvez por isso, é comum encontrá-lo como eminência parda, o poder por trás dos bastidores. 
                         
Ascendente Libra
 
Um ser gregário por natureza, está sempre em busca do outro, sentindo-se incompleto sozinho.  Procura sempre alguma espécie de sociedade, seja amorosa, comercial, social ou de amizade. E já que para manter uma sociedade é preciso contrabalançar diferentes interesses, desenvolve como ninguém a capacidade de considerar sempre os dois lados de qualquer questão. A busca da harmonia e do equilíbrio move suas ações, fazendo dele um excelente juiz, político e diplomata.           
 
Só que toda moeda tem duas faces, e essas mesmas qualidades trazem uma contrapartida de dificuldades e problemas. O primeiro é a indecisão: ao ficar considerando os diversos ângulos da questão, os pratos da balança vão e voltam, pendendo ora para um lado, ora para o outro. Fazer uma escolha pode representar o maior sofrimento para ele.           
 
Simpático e sofisticado, cultiva também o amor à arte e ao belo – uma característica dos filhos de Vênus – o que o torna exigente quanto à estética: precisa de ambientes bonitos e requintados, pois fica deprimido em lugares feios. O tipo menos evoluído pode ser fútil, superficial, frio e até oportunista.           
 
Tendo como lema a paz a qualquer preço, é diplomático tem horror a brigas, explosões emocionais e passionalismos. Por isso é o melhor sócio do zodíaco. É talhado também para as profissões liberais ou comerciais, e – devido à capacidade que tem em seduzir – é frequente ter uma boa clientela.           
 
 Gosta de trabalhar em atividades onde faça uso das emoções e fantasias. Costuma trabalhar por trás dos bastidores, ou em prol de ideais em que acredita. Envolve-se emocionalmente com o trabalho, que pode ser cheio de altos e baixos, expressando-se melhor quando envolvido com grupos políticos ou comunidades.  Pensa melhor quando está sozinho, gosta de fazer pesquisas e de escrever na solidão, sentindo-se disperso quando na presença de muita gente. 
                                                 
Ascendente Escorpião
 
Força, magnetismo, passionalidade e uma incrível capacidade de captar instintivamente o que vai pelo inconsciente das pessoas são as características do ascendente Escorpião.
Uma enorme sensibilidade e intensidade das emoções, além de uma inacreditável capacidade de mergulhar no fundo das coisas lhe dão a chave para os segredos da alma humana. Conhece o lado escuro das pessoas, aquilo que elas tentam esconder até de si mesmas. Ao mesmo tempo, seu caráter profundo e reservado o ensina a se proteger dos olhos alheios, tornando inacessíveis seus próprios segredos.           
 
A sua grande motivação é o desejo de enxergar os fatores escondidos em cada acontecimento. Nada é superficial para o Escorpião, vive intensamente cada instante e esconde um mistério em cada gesto. Gosta de desafios, pois sua meta é vencer obstáculos, e para isso conta com uma fantástica energia interna, gerada pelo seu perpétuo conflito interior.           
 
O tipo pouco evoluído é ávido pelo poder, violento, arrogante, excessivamente ligado ao prestígio e com uma noção exagerado do próprio ego. Muitas vezes é também atormentado e mórbido, se sentindo perseguido por desejos obsessivos e emoções incontroladas. Para dar vazão a toda essa intensidade, é freqüente se dedicar a trabalhos perigosos, onde corra perigo constante.           
 
Lidar com a energia das pessoas é uma especialidade escorpiana. O de tipo negativo pode expressá-la meio na encolha, captando clandestinamente a energia vital dos demais e usando-a em benefício próprio. Mas o tipo evoluído, ao contrário, torna esse poder uma fonte de ajuda para os que estão ao seu redor, pois regido por Plutão – o deus da morte e do renascimento – é capaz de regenerar e transformar as coisas.            
 
Escorpião é um dos ascendentes que mais trabalha no zodíaco. Não teme as dificuldades e os desafios e prefere tomar a iniciativa. Muito ambicioso e com capacidade de liderança, gosta de manter tudo sob controle, sendo mais apto a trabalhar por conta própria ou em cargos de chefia do que em posição subalterna.           
 
Ascendente Sagitário
 
Fascinados pelas idéias, filosofias e religião, quem tem Sagitário no ascendente é movido pelo impulso de participar no mundo através do crescimento e expansão da mente. Liberdade – indispensável para alcançar este objetivo – é sua necessidade básica de vida, o entusiasmo e a criatividade do fogo estão aqui alimentados pela modalidade dual, com sua capacidade de comunicação.           
 
Com a tendência de estar em constante movimento, tem necessidade de estar sempre ampliando os horizontes, sendo um dos ascendentes do zodíaco que mais viaja.  Sempre em busca de aventura e do inexplorado, o fascínio da jornada é até mais importante que chegar a seu destino. Regido por Júpiter, o planeta responsável pela expansão em todos os níveis, é extremamente otimista e confiante. E se levarmos em conta que as coisas se passam primeiro no pensamento para só depois se materializarem, teremos a chave para compreender a sua boa sorte: o pensamento positivo.  Agilidade é uma de suas qualidades, sua natureza de fogo o torna inquieto, arrojado, impulsivo e muitas vezes imprudente, capaz de arriscar tudo numa só jogada – é um jogador por natureza. Sincero e direto não faz rodeios para dizer o quepensa.           
 
O tipo menos evoluído pode ter mania de grandeza, complexo de superioridade e um gosto excessivo pelo que há de melhor. Além disso, pode ser super irrequieto e capaz de se cansar facilmente das coisas, o que pode torná-lo inconstante e com dificuldade de ficar por muito tempo no mesmo lugar. Por isso, o ideal para ele é um trabalho em que possa viajar.        
 
Gosta, entretanto, de ter alicerces sólidos no trabalho, sendo prático e disciplinado nesta área. Preferindo ter uma situação estável e um salário fixo, é comum encontrá-lo entre professores universitários.  Charmoso, sabe usar seu encanto pessoal e de seus dotes sociais na sua ocupação quotidiana.          
 
 
Trabalha diligentemente e é muito responsável, tendo vocação para as carreiras onde expresse sua capacidade mental e seu espírito prático, podendo ser bem sucedido em profissões relacionadas ao ensino, à escrita, comunicação, publicidade e política.          
 
 Costuma ter interesse por esporte e artes marciais – muitos treinadores e instrutores esportivos têm esta posição em seus mapas.                                           
 
Ascendente Capricórnio
 
Empreendedor e estável, persistente e empenhado em realizar um propósito, quem tem este ascendente costuma ser muito disciplinado, tenaz e incansável quando persegue uma meta. A primeira juventude é, entretanto, um período bastante difícil para ele, depois do retorno de Saturno é que começa a desabrochar e a ter melhores oportunidades. É comum pessoas com este ascendente que custam a se decidir sobre a carreira - só depois dos trinta é que começam a ter mais clareza. Introvertidas, a experiência lhes ensina a serem também econômicas e prudentes – não perdem tempo com o que não tenha sentido prático.          
 
Regido por Saturno, deus do tempo e das estruturas, Capricórnio é o signo da escalada; ele faz com que os nascidos sob sua influência caminhem devagar, mas com firmeza, para o objetivo, apesar das barreiras, movendo-se sempre – como o animal que o simboliza – montanha acima, em direção ao cume.           
 
Tem capacidade de ser excelente pessoa de negócios ou político, pois mede cuidadosamente os prós e contras de qualquer situação e sabe esperar pelo momento oportuno de agir. Conservador e ambicioso, pode ser um tanto rígido, especialmente consigo mesmo. Exigente e controlador também com os que estão sob suas ordens, seriedade e autoridade não lhe fazem falta. Por conta disso, é freqüentemente encontrado no serviço público, nas áreas administrativas, ou no mundo dos negócios.    
 
É importante  encontrar variedade e versatilidade no setor profissional e se torna mais produtivo quando trabalha em dois projetos ao mesmo tempo. Escreve de forma clara e precisa e seu intelecto lógico e objetivo se adapta à pesquisa científica e às finanças.           
 
 Na vida profissional é sociável, amável, atraente e diplomático, preferindo trabalhar com um parceiro. Tem uma natureza filosófica e religiosa, uma fé otimista na vida, que se manifesta melhor quando na solidão.                                                        
Ascendente Aquário
 
Um ser gregário por natureza, que coloca na vida coletiva seus ideais e sua razão de ser.  
Seu lado idealista é forte, e o torna capaz de arriscar tudo, colocando-se integralmente na luta por aquilo em que acredita. Contraditoriamente, porém, sabe encarar as coisas com objetividade e distanciamento, sem se envolver emocionalmente, por pertencer a um signo de ar. Mas não tem espírito prático, porque vive no plano das idéias. São dois os planetas que governam seu signo: Urano, que o dota com uma espécie de antena para o futuro, mas também lhe dá certa impessoalidade no trato com as pessoas, e Saturno, que traz seriedade, distanciamento e frieza.           
 
Dotado de um intelecto vivo e desperto  e um talento especial para fazer projetos, é inovador e não se prende às convenções, vivendo – muitas vezes – mais no futuro do que no presente.  Cidadão do mundo sente-se à vontade em qualquer cidade grande, gosta da vida moderna, da tecnologia, dos automóveis, aviões e computadores.
 
As idéias novas e progressistas o seduzem e muitos políticos nasceram com este ascendente. Entre as atividades que prefere incluem-se as pesquisas científicas, Informática e Engenharia. Algumas vezes, torna-se um tanto visionário e acaba sofrendo pela incompreensão: seus ideais estão avançados em relação à época em que vive e entram em colisão com a realidade. Por isso, suas idéias são freqüentemente consideradas utópicas e só muito mais tarde é que serão aceitas pela maioria.           
 
Mas o aquariano típico não está preocupado com o reconhecimento público. Embora seus ideais sejam em prol da coletividade, é capaz de bastar a si mesmo e sabe que encontra sua maior força na solidão. Em certos casos, pode ser radical, individualista e obstinado.           
 
O estímulo mental é essencial para sua auto expressão. Gosta de usar a palavra e sabe usá-la bem, podendo ser um bom comunicador de ideias.  Prefere, entretanto, trabalhar e organizar os seus projetos na solidão. Esconde o seu lado conservador, pois tem necessidade de parecer sempre de vanguarda.                                                    
 

               Ascendente Peixes


Nada é, para este ascendente, branco ou preto, tudo pode ter dois valores diferentes ao mesmo tempo. Não sabe limitar ou discriminar como Virgem, seu oposto, mas pressente – através da intuição – o que ninguém percebe, e leva em conta sempre múltiplas opções. Mas para agir, precisa estar tomado pela emoção, senão pode ser bem indeciso.           
 
A imaginação o leva para lugares fantásticos, cheios de cores, sons e fantasia. O mundo dos sonhos lhe parece mais verdadeiro que a monotonia do cotidiano: muitos artistas plásticos, músicos e poetas nasceram com este signo ascendente. O filho de Netuno vê a realidade de uma forma refletida, como num espelho, e procura muitas vezes a fotografia e o cinema como veículo de expressão.           
 
Muitas vezes ele é desacreditado, mal interpretado e mesmo considerado meio louco, diante de sua vida interior. E como conhece a futilidade de certos desejos humanos, não se importa com muitas coisas socialmente valorizadas, podendo parecer aos olhos dos outros como fraco e sem vontade própria. Peixes é um pouco de todos os signos, capaz de compreender e sentir como cada um deles. É muito sensível ao inconsciente humano e por isso não tem fronteiras: representa o estágio em que se solta as amarras do ego, da individualidade, e se alcança a transcendência. Esta extrema sensibilidade faz com que absorva características de todos com quem convive, sendo, por isso, excelente ator e mímico. Além disso, esta empatia com o outro o leva a sentir suas dores na própria pele e o torna também dotado para trabalhos onde se faça necessário aliviar o sofrimento alheio.            
 
Precisa estar com o coração inteiro naquilo que faz, tem grandes aspirações profissionais e desejo de vencer na vida. Viaja freqüentemente a trabalho, lida com vendas ou ensino, pois gosta (e sabe como ninguém) de influenciar a mente das pessoas.      
 
 
 Do livro "Curso de Astrologia"
www.agbook.com.br

 
 
 
Website Builder provided by  Vistaprint